Partido Pirata entrega carta pró-Snowden no Ministério das Relações Exteriores

jul 19, 2013 | Notícias | 0 Comentários

mascara-Snowden

Coordenador do Centro-Oeste do Partido Pirata, Daniel Amorim, participando da entrega da carta

BRASÍLIA — Mesmo sem poder dar uma resposta sobre o pedido do movimento Juntos!, para que governo brasileiro reveja sua posição e conceda asilo ao ex-agente da CIA Edward Snowden, o diplomata Paulino Franco de Carvalho Neto, chefe de gabinete da subsecretaria-geral do Itamaraty, sorriu ao receber uma máscara de Snowden. Na noite de quinta-feira, líderes do movimento popular Juntos! e do Partido Pirata do Brasil em Brasília estiveram no Ministério de Relações Exteriores (MRE), para entregar carta os pleitos dos ativistas pró Snowden.

A mensagem pede, além do asilo político a Snowden, que a população brasileira tenha acesso a informações “cruciais acerca da espionagem ilegal promovida pelos EUA”. Eles reivindicam um canal direto do MRE com a sociedade “na defesa dos direitos civis, da privacidade dos brasileiros e, principalmente, de novas ações em defesa da soberania nacional”. Ativistas pedem ainda uma audiência com Patriota e que esse encontro seja transmitido ao vivo pela internet.

Sobre os pleitos, a resposta do Itamaraty foi apenas a de que a carta será encaminhada ao ministro Antonio Patriota e à presidente Dilma Rousseff, e que uma resposta será dada, mas não foi dito dentro de qual prazo.

No encontro, o representante do Itamaraty afirmou que o governo já decidiu não conceder asilo ao ex-agente da CIA e que a discussão para mudar essa definição vai além do Itamaraty.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo