Partido Pirata entrega carta pró-Snowden no Ministério das Relações Exteriores

mascara-Snowden

Coordenador do Centro-Oeste do Partido Pirata, Daniel Amorim, participando da entrega da carta

BRASÍLIA — Mesmo sem poder dar uma resposta sobre o pedido do movimento Juntos!, para que governo brasileiro reveja sua posição e conceda asilo ao ex-agente da CIA Edward Snowden, o diplomata Paulino Franco de Carvalho Neto, chefe de gabinete da subsecretaria-geral do Itamaraty, sorriu ao receber uma máscara de Snowden. Na noite de quinta-feira, líderes do movimento popular Juntos! e do Partido Pirata do Brasil em Brasília estiveram no Ministério de Relações Exteriores (MRE), para entregar carta os pleitos dos ativistas pró Snowden.

A mensagem pede, além do asilo político a Snowden, que a população brasileira tenha acesso a informações “cruciais acerca da espionagem ilegal promovida pelos EUA”. Eles reivindicam um canal direto do MRE com a sociedade “na defesa dos direitos civis, da privacidade dos brasileiros e, principalmente, de novas ações em defesa da soberania nacional”. Ativistas pedem ainda uma audiência com Patriota e que esse encontro seja transmitido ao vivo pela internet.

Sobre os pleitos, a resposta do Itamaraty foi apenas a de que a carta será encaminhada ao ministro Antonio Patriota e à presidente Dilma Rousseff, e que uma resposta será dada, mas não foi dito dentro de qual prazo.

No encontro, o representante do Itamaraty afirmou que o governo já decidiu não conceder asilo ao ex-agente da CIA e que a discussão para mudar essa definição vai além do Itamaraty.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts