Dicas para organizar um evento do Partido Pirata

nov 23, 2017 | Artigos e Publicações, Notícias, Organização | 2 Comentários

Se você ou seu grupo endossa os princípios que unem a Partido Pirata – Brasil talvez você queira promover eventos PIRATAS. Aqui estão dicas adaptadas. Fique livre para comentar e colocar sugestões!

Eventos

Eventos Públicos — de palestras, manifestações e financiamentos coletivos — são ótimas formas de introduzir uma ideia a um grupo de pessoas, permitir conexão entre ativistas e futuros ativistas, e atrair atenção da imprensa. Eventos documentados por vídeo e fotos podem ser disponibilizados online, provendo informações e inspiração para pessoas ao redor do mundo.

Que Tipo de Evento Você Deveria Fazer?

O tipo de evento que você organiza tem muito com quem você e quais seus objetivos. Aqui algumas ideias para eventos locais para ativismo:

Manifestação de Rua

Atos de rua podem trazer muitas pessoas, chamar atenção da mídia e produzir fotos e vídeos interessantes. É preciso considerar a potencial interação com a polícia — ter telefones de advogados em mãos.

Vigília

Eventos noturnos, ocasião de solenidade ou homenagem, encontros pequenos.

Palestra, discussão, debate

Caráter universitário, desconstruir questões complexas, ativar estudantes. Ótimo para gravar e colocar online. É preciso organizar o espaço ideal e os oradores apropriados.

Festa

Oportunidade para levantar fundos e conectar ativistas. É preciso considerar os custos da festa e o limite de pessoas.

Shows de música, instalação artística, poesia, livro

Importante para engajar artistas e amante das artes, explorar questões complexas, ter cobertura da mídia e oportunidade de fotos e vídeos. É preciso organizar o espaço, oferecer comida e produzir arte conjuntamente

Exibição de Filmes com debate

Ótimo para públicos pequenos e médios. Você precisa de um projetor, uma fonte de energia (um gerador se for em uma praça) e um filme apropriado

Ir para o evento de alguém

Excelente se você não tem absolutamente ninguém para te ajudar em nada. É preciso considerar que talvez os participantes do evento não estejam nem aí para você ou para sua causa. Não esqueça de ler o Guia Pirata para Manifestações.

Promova Seu Evento

O sucesso do seu evento está ligado diretamente com o quanto você o promove. Tente essas táticas para ajudar a garantir um bom evento.

  • Entre em contato por email com organizações que possam ter interesse em participar
  • Use as redes sociais
  • Jornais pequenos locais podem listar seu evento em um calendário, mídias independentes igualmente podem promover e você pode por cartazes em murais de universidades e espaços culturais.
  • Contate fóruns e listas, envie uma nota sobre seu evento, peça a outros participantes para ajudar a promover o evento. Inclua um convite que possa ser circulado.
  • Flyers podem ser uma ótima maneira de “espalhar a Palavra”, especialmente se você está em um campus universitário ou participando de outro evento ma semana antes.
  • Se for uma grande manifestação, talvez você gaste algumas semanas indo em pessoa visitar organizações locais e pedindo para que as pessoas se envolvam.
  • Um nome famoso no evento pode ajudar a engajar as pessoas

Prepare os Folhetos

Faça um panfleto de uma ou duas folhas provendo um visão geral da questão, uma declaração clara da sua posição e informação de como as pessoas podem se engajar. Use imagens ou outros elementos visuais para tornar os folhetos graficamente atraentes. Esses folhetos também devem estar acessíveis online, se possível.

Stickers (adesivos) também são importantes para distribuir em eventos. Um sticker simples com uma declaração poderosa e um URL do site é fácil de fazer, e parece ótimo em cases de laptop, garrafas de água, etc.

Documentar o Evento

Uma das coisas mais importantes que você deve fazer é documentar o evento. Tire muitas fotos e tenta promover online as melhores. Jornalistas poderão utilizar suas fotos quando escreverem notícias sobre a sua questão, grupos ativistas podem usar suas fotos em outros eventos futuros, e participantes poderão divulgar nas redes sociais e espalhar pelo mundo. Se ligue que nem todos participantes irão curtir que você tire fotos da cara deles. É bom respeitar as pessoas; isso cria um ambiente seguro em que as pessoas se sentem confortáveis. Se você estiver em uma manifestação, junte todos os participantes com seus cartazes para uma foto em grupo. Vídeos são formas poderosas para documentar eventos, e são especialmente bons em leituras, palestras e discussões. Para leituras e palestras, um streaming ao vivo pode trazer audiência do mundo todo.

2 Comentários

  1. RodrigoCesarBagnara

    Vou divulgar o site do Partido Pirata. Muitas informacoes interessantes. O que me trouxe aqui foi uma busca no DuckDuckGo por “internet livre”. Fiz tbm uma busca por “movimento internet livre” mas nao deuo muito certo, pq achei outro movimento, que nao tem contas atualizadas para o que Michel Temer quer fazer com a inet brasieira, ou seja, acabar com a Neutralidade da Rede…. Temos que lutar contra isso!!!! Peticoes, por favor!!! =DDD

    Responder
  2. Tiago Malta

    Gostei da ideia da vigília!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo