[Opinião] Ordem e Pobreza – um manifesto a favor da informalidade

out 17, 2016 | Artigos e Publicações, Notícias, Opinião PIRATA | 1 Comentário

por Apolinário*

A pobreza é um infortúnio. Veja bem, não estou afirmando aqui que a pobreza não tem como boa parte de sua causa ações deliberadas de indivíduos ou grupos de interesse.

Mas nascer rico, classe média ou pobre é uma questão de sorte. Você de repente existe, e ao existir, você se depara com a realidade que está ali imposta. A sua realidade é aquela. Se essa realidade é a pobreza, o movimento natural é a tentativa de se livrar dela. Boa parte da sociedade globalizada contemporânea tem suas trocas mediadas por dinheiro. Portanto, a forma pragmática do indivíduo ou da família se livrar da pobreza hoje, dentro do contexto e sistema atual, é na tentativa de obter dinheiro.

É possível discordar do contexto no qual muita da pobreza se cria, do dinheiro como mediador das trocas, e até lutar para que isso mude. Mas nada disso altera a realidade objetiva de quem efetivamente é pobre. Esperar que uma revolução chegue para libertar os pobres do futuro é condenar os pobres atuais à pobreza. Esperar que todas as políticas públicas, direitos e garantias adequadas cheguem para libertar os futuros pobres é condenar os atuais pobres à pobreza.

Não estou negando que esse tipo de coisa não deva ser buscada por quem acredita em cada uma das alternativas. Mas sim que, em paralelo, os pobres atuais não podem esperar.

As formas que os pobres de hoje buscam para libertarem-se ou se aliviarem sua própria pobreza varia de cada pessoa, família grupo ou coletivo para outro. No Brasil isso é tão comum que temos uma expressão popular para isso: “fazer bico” é encontrar formas de prover para si e para seus próximos. Boa parte dessas soluções são confusas, descentralizadas, diversas, informais e flexíveis – e muitas delas são consideradas ilegais e ilegítimas aos olhos do Estado e das classes mais abastadas.

As classes mais abastadas e seus representantes, portadores de canetas que se fazem valer na força da farda, deslegitimam os “bicos” e o comércio informal até mesmo quando estão supostamente bem intencionadas: “a gente precisa de licenciamento, regulação, inspeção, papelada e taxas para ter o mínimo de proteção para toda sociedade”. Para os abastados bem intencionados, para criar uma sociedade organizada, regrada e ordeira para todos é necessário reprimir a “bagunça”, “zona” e “caos”. No entanto, esse coletivo de “todos” defendido pelos amantes da ordem convenientemente esquece os próprios bagunceiros, zoneadores e caóticos – que geralmente são as pessoas mais pobres e marginalizadas buscando se livrar ou aliviar essa condição. Sem falar de quem é deliberadamente mal intencionado e acaba com a concorrência dos mais humildes por puro corporativismo.

A ocupação do espaço urbano ocioso pelos “bagunceiros” desrespeita o ordeiro zoneamento urbano criado pelo burocrata, e nessas bases se tenta legitimar a expulsão a pessoa da sua casa. A venda de churrasquinho na esquina ou refri no isopor desrespeita a ordeira regulação sanitária e comercial criada pelo burocrata e “deixa a cidade uma bagunça”, portanto se tenta legitimar dar porrada e tomar os meios de produção dessas pessoas. A tentativa de ‘organizar’ o espaço urbano tanto quanto as atividades comerciais invariavelmente passa por cima de quem não tem condições de ser ‘organizado’.

Mas existe uma causa, além de Pokémon Go, que parece ser capaz unir a esquerda, os conservadores e os liberais nas redes sociais: a indignação quanto a forças repressivas do Estado tomando o instrumento de trabalho dos mais pobres. Quem não se indigna quando a guarda municipal toma a mercadoria do camelô, que chora a perda de sua única forma de obter renda? Quem não se comoveu com a morte de Dona Josefa, que morreu de infarto após seus “geladinhos” terem sido levados por agentes de fiscalização comercial que zelava pelo comércio “ordeiro”? O coração de quem não aperta quando as casas de quem mora em ocupações são demolidas pelo trator estatal?

Mas, aparentemente, essa indignação nos casos específicos e focalizados não é suficiente para impedir as pessoas de apoiarem iniciativas que visam criminalizar, burocratizar, sanitizar, centralizar, regimentar e dominar boa parte das esferas da vida urbana: da moradia ao comércio e prestação informal de serviços. Toda vez que uma regra assim é criada – seja por puro corporativismo escancarado, ou mascarado sob uma boa intenção de “proteger a sociedade” – cria-se uma limitação artificial e violenta às alternativas econômicas dos mais pobres, que os condena a mais pobreza.

A defesa de menos interferência regulatória estatal na vida econômica e social não é sinônimo da defesa da liberdade dos grandes e poderosos de fazerem o que quiserem. Eles já tem o poder e o capital para atender ou superar quaisquer regulações ou reguladores. O efeito de menos interferência regulatória é o contrário, é a possibilidade do acesso criativo, descentralizado e informal dos mais marginalizados a formas legítimas de superar suas condições, é justamente diluir o poder de grande corporações em infindáveis iniciativas descentralizadas da população que age sem alvará.

Não é desejável que o Estado restrinja acesso a sistemas descentralizados de acesso a crédito que desafiam bancos, nem prenda o tiozinho que faz transporte pirata, nem tire a casa das pessoas que ocupam propriedades públicas ou privadas abandonadas e constroem suas casas e seus negócios lá, nem obrigue a moça parar de atender os clientes que querem cortar o cabelo na sua própria casa porque “não é um espaço comercial”, nem tire de circulação das ruas as pessoas que modificam ou criam seus próprios veículos automotivos na garagem, nem multe e proíba que as pessoas produzam sua própria energia elétrica, nem que encarcere quem comercializa drogas, nem que reprima quem produz e revende alimentos produzidos em casa, nem que espanque quem compra produtos no atacado, monta sua barraquinha e os revenda na rua, no varejo.

A sociedade deveria parecer menos como um quartel general e mais como uma feira livre: confusa, descentralizada, diversa, informal, flexível, permeada por bicos e pechinchas. Entre a “ordem e progresso” das classes mais abastadas e o “caos” produzido por pessoas buscando superar a sua própria condição infortúnia, eu prefiro o caos.

 

*Este texto não representa necessariamente os pontos de vista de outros piratas.

Publicado originalmente no site do autor

1 Comentário

  1. claudio Magalhães

    Parabéns pelo texto.
    nescessitamos urgentemente q esse caos se instale o quanto antes. Pq é um absurdo a liberação de foodtruks burgues e reprimem o dog do pai de familia.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo