Opinião PIRATA » Marco Civil: risco iminente para internet, por Fábio Seletti

fev 16, 2014 | Artigos e Publicações, Legislação, Marco Civil, Opinião PIRATA | 2 Comentários

O texto abaixo é opinativo e transmite a opinião do autor; não reflete a posição coletiva do partido.

 

marco-civil-da-internet

Lembra-se daquela internet que você gostava? Em que você podia baixar arquivos tranquilamente, em que sua privacidade (ainda que aos trancos e barrancos) era respeitada, em que você não era tratado como terrorista porque compartilhou uma imagem de uma manifestação?

Ela pode acabar.

O risco iminente é o Marco Civil. Existe uma previsão de que ele seja votado semana que vem. Conforme publicizado pelo PIRATAS em nota, ele não mais apoia tal documento. Pontua-se que o Partido Pirata foi um dos criadores do documento original do Marco Civil. Depois de idas e vindas à Câmara dos Deputados, novamente o grande perigo para a liberdade da internet no Brasil vem à tona.

O Marco Civil, uma proposta que a priori caminhava para ser a consolidação da liberdade na internet, corrompeu-se com os jogos políticos. Fatores? Influência das teles, das operadoras, de lobistas… Enfim, de todo um aparato que enxerga na rede somente um modelo de negócio. Nesse caso, o monitoramento vira uma questão de business.

Piorando esse cenário, existe a questão, ainda mais grave, do monitoramento de ativistas. Critica-se os EUA pela espionagem em massa, mas se esquece que aqui no Brasil há problemas similares – não que os EUA não mereçam críticas, ok?

O Marco Civil atual cria mecanismos para facilitar a espionagem de ativistas e para calar posts com caráter de denúncia. Às portas da Copa do Mundo, é um modo eficaz de calar aqueles que não concordam com os meios adotados para a realização do evento.

Não bastando, há outro documento, a Lei Geral da Copa (2.330/11), merecidamente apelidado como Ato Institucional da Copa, que prevê a proibição de greves durante o evento, bem como a institucionalização do crime de “terrorismo”.

Imagine só a seguinte tríade, que bela receita: tem-se o Marco Civil que regulamente e amplia a vigilância do cidadão + o AI 5 da Copa + as Forças Armadas monitorando tudo… Imagine no que vai dar.

Ignorar que o Brasil corre um sério risco de sofrer vários atentados a sua existência, enquanto Estado Democrático de Direito, é um erro gravíssimo. E o pagamento por esse erro é iminente.

2 Comentários

  1. Mariane Somma

    Concordo plenamente com o autor, é um risco a democracia do país.

    Responder
  2. Elsa Mccullough

    “É preocupante a situação. O argumento do governo foi de fazer economia, e que ia oferecer segurança equipando as escolas, investindo em monitoramento eletrônico, mas até agora nada. E só na capital já foram registrados, conforme a imprensa, mais de uma dezena de assaltos”, afirma Padre Ton.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Piratas contra o Marco Terrorista da Internet | PR8 - […] http://olhardigital.uol.com.br/noticia/39428/39428 4- Marco Civil: risco iminente para internet http://partidopirata.org/opiniao-pirata-marco-civil-risco-iminente-para-internet-por-fabio-seletti/ 5- Dislike: Que Marco Civil é este? […]
  2. Espionagem x Marco Civil da Internet | AnalistaTI - […] temos a opinião da Organização Partido Pirata (Fábio Seletti), que define o projeto com jogo de favores, entre as…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo