Piratas nas Operadoras

abr 22, 2014 | 2 Comentários

Os Conselhos de Usuários são espaços de participação social que devem ser mantidos pelas principais prestadoras de serviços de telecomunicações do Brasil conforme determinação da ANATEL e dos quais podem participar todos os cidadãos brasileiros, assim como representantes de órgãos e entidades de defesa do consumidor. Os Conselhos de Usuários são órgãos opinativos, aos quais cabe avaliar os serviços e a qualidade de atendimento, bem como apresentar propostas e sugestões para a melhoria dos serviços.

De acordo com a nova resolução, os conselhos serão compostos por até 12 conselheiros, sendo que seis vagas são destinadas a órgão e entidades que atuam na defesa do consumidor e outras seis aos usuários dos serviços, afora os suplentes escolhidos dentre os candidatos com melhor votação. Cabe às prestadoras, sob a supervisão da Anatel, a viabilização e a manutenção desses conselhos, o que inclui a realização de eleições dos representantes, a organização das reuniões e o custeio das ações necessárias para tanto.

Entre os meses de março e abril de 2014 as principais operadoras do país realizaram o processo de eleição do representantes dos usuários e de entidades de defesa do consumidor para compor os conselhos divididos por operadoras e por regiões do país. Atento a esse processo, o PIRATAS inscreveu diversos candidatos nas diferentes operadoras e regiões do país com o objetivo de ocupar o maior número de vagas. Felizmente tivemos êxito em diversas regionais de várias operadoras.

De acordo com a resolução da ANATEL a função dos conselhos é surpervisionar os serviços oferecidos pelas operadoras. No entanto, ainda não ficou muito claro qual será o objetivo e o funcionamento efetivo desses conselhos e mesmo as suas funções de fato. Sabe-se que os conselhos não são deliberativos, que as operadoras não tem obrigação nenhuma de seguir as suas recomendações e que os conselheiros eleitos não receberão nenhum tipo de remuneração.

Confira abaixo os Piratas que foram eleitos nas respectivas operadoras e regionais. Em breve divulgaremos mais informações sobre esses conselhos.

Grupo América Movil – AMX (EMBRATEL/NET/CLARO) – Regional SUDESTE 
  • LEANDRO CHEMALLE de São Paulo / SP (efetivo)
  • WAGNER GABRIEL DE PAULA de São Vicente / SP (suplente)
VIVO/TELEFÔNICA – Regional NORDESTE
  • IVALDO LIMA – São Luiz / MA (efetivo)
TIM – Regional NORDESTE
  • KRISTIAN BRITO PASINI – Salvador / BA (efetivo)
TIM – Regional NORTE
  • ANTONIO CLAUDIO COSTA ALFONSO – Belém / PA (efetivo)
OI – Regional SUL
  • MAX WILLIAM ROGOWSKI de Canoas / RS (suplente)
OI – Regional SUDESTE 
  • LEANDRO CHEMALLE de São Paulo / SP (suplente)

2 Comentários

  1. Maria Valentina Sena e Silva

    Sou idealizadora e principal executora do projeto SEE-MEAR de participação social, entretanto apenas um projeto sem ong para abrigá-lo (venho preparando um grupo pra formarmos uma ong). É possível que o “partido pirata” nos dê esse caminho, para os conselhos estaduais e da união?
    O porjeto SEE-MEAR é de pareticipação social, interações e articulações, pró-política, e já estamos ativos.

    Responder
  2. Maria Valentina Sena e Silva

    WAGNER GABRIEL DE PAULA de São Vicente / SP (suplente) ainda está no cargo?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo