O primeiro tcheco a ser condenado por pirataria precisa da sua ajuda

Um cidadão da República Tcheca entfrenta um desafio: conseguir mais de 200 mil visualizações em um vídeo do Youtube ou pagar uma multa de 5,7 milhões de coroas (cerca de R$ 840.000).

Trata-se de um homem de 30 anos conhecido como Jakub F, que se tornou o primeiro tcheco a ser condenado por pirataria. A Business Software Alliance (BSA, aliança de software de negócios) acusou Jakub de copiar e distribuir diversos programas pagos, incluindo o Windows.

Após anos de perseguição digital, a polícia conseguiu rastrear Jakub e entrar em sua casa, confiscando seu computador, DVDs e um HD externo. Ele foi condenado a pagar um total de mais de R$ 840 mil em multas a empresas como Microsoft, Sony Music, HBO e Fox.

Negociação

Como ele não tinha todo o dinheiro, a BSA aceitou uma pena alternativa: estrelar em um anúncio de serviço público da Aliança contando sobre sua vida como distribuidor de arquivos restringidos por leis de mercado, e pagar uma multa bem menor. O vídeo, embedado abaixo, tem como título “The Story of my Piracy” (“a história da minha pirataria):

Mas há um porém nessa história: o vídeo precisa ter pelo menos 200 mil visualizações. Caso contrário, Jakub ainda terá que pagar o valor integral da multa. Portanto, mesmo que você não entenda tcheco, assistir ao vídeo acima pode ajudar Jakub a evitar uma dívida brutal.

Segundo o tcheco disse ao TorrentFreak, “No vídeo eu interpreto a mim mesmo e essa é uma história real. Eu a comecei compartilhando, e é compartilhando que eu gostaria de encerrá-la”. Diferente do casal do Mega Filmes HD, Jakub não passou tempo na cadeia.

No Brasil

O Partido Pirata fez uma campanha pelo Mega Filmes HD cujos administradores continuam presos. O abaixo assinado alcançou 30 mil assinaturas em menos de 24 horas e será entregue às autoridades em protesto.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Kommentare

One comment for O primeiro tcheco a ser condenado por pirataria precisa da sua ajuda

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information