O pichador rico e o grafiteiro pobre

jan 31, 2016 | Artigos e Publicações, Notícias, Opinião PIRATA | 0 Comentários

por Anonymous Rio

Quando Justin Bieber esteve no Rio de Janeiro, em 2013, foi flagrado pichando juntamente com escolta policial. A policia militar, paga com o dinheiro público, fez a segurança privada do jovem cantor teen enquanto ele e seus acompanhantes pichavam livremente. Não me recordo de comentários inflamados querendo a cabeça do jovem menino branco e rico.

Essa semana 3 rapazes da baixada fluminense, humildes e negros, foram torturados, humilhados e ameaçados de morte por “seguranças” do Saara simplesmente por serem grafiteiros. Também podemos chamar esses “seguranças” de milícia. Não bastasse tudo que passaram, os traumas físicos e psicológicos, se somam pela internet os comentários idiotas de que todas essas violações se justificam. Mas, oras, o jovem cantor teen não passou por esse crivo de “justiçamento”?

A atividade de grafite não é ilegal, aqueles jovens não estavam cometendo qualquer ilegalidade. O jovem cantor branco e rico, sim, cometia crime. Mas estava escoltado pela polícia militar. Ainda que houvesse crime na arte do grafite, tortura também é crime, tentativa de homicídio também é crime.
Agora a associação comercial do Saara diz que aqueles “seguranças” não são responsabilidade deles. Oras, os seguranças com jaqueta preta que, até ontem, estavam diariamente no Saara não são seguranças do Saara? São sim, e a associação comercial do Saara tem de responder por todos esses crimes cometidos pelos seus funcionários.

A dita opinião pública, sedenta de sangue pobre e negro, não consegue ver que toda sua tolerância com violações de direitos pode, e vai, se voltar contra ela mesma.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo