O pichador rico e o grafiteiro pobre

por Anonymous Rio

Quando Justin Bieber esteve no Rio de Janeiro, em 2013, foi flagrado pichando juntamente com escolta policial. A policia militar, paga com o dinheiro público, fez a segurança privada do jovem cantor teen enquanto ele e seus acompanhantes pichavam livremente. Não me recordo de comentários inflamados querendo a cabeça do jovem menino branco e rico.

Essa semana 3 rapazes da baixada fluminense, humildes e negros, foram torturados, humilhados e ameaçados de morte por “seguranças” do Saara simplesmente por serem grafiteiros. Também podemos chamar esses “seguranças” de milícia. Não bastasse tudo que passaram, os traumas físicos e psicológicos, se somam pela internet os comentários idiotas de que todas essas violações se justificam. Mas, oras, o jovem cantor teen não passou por esse crivo de “justiçamento”?

A atividade de grafite não é ilegal, aqueles jovens não estavam cometendo qualquer ilegalidade. O jovem cantor branco e rico, sim, cometia crime. Mas estava escoltado pela polícia militar. Ainda que houvesse crime na arte do grafite, tortura também é crime, tentativa de homicídio também é crime.
Agora a associação comercial do Saara diz que aqueles “seguranças” não são responsabilidade deles. Oras, os seguranças com jaqueta preta que, até ontem, estavam diariamente no Saara não são seguranças do Saara? São sim, e a associação comercial do Saara tem de responder por todos esses crimes cometidos pelos seus funcionários.

A dita opinião pública, sedenta de sangue pobre e negro, não consegue ver que toda sua tolerância com violações de direitos pode, e vai, se voltar contra ela mesma.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts