O Partido Pirata, a democracia do terceiro milênio?

ago 16, 2013 | Notícias | 0 Comentários

Na seqüência do seu recente sucesso na Alemanha, onde ele poderia tornar-se a terceira força política nacional, o Partido Pirata é muito sobre ele a democracia do terceiro milênio.

Evento piratas na Alemanha

Mas como considerar seriamente um partido que nasceu do desejo de baixar músicas e, à primeira vista, é um partido para defender os direitos dos usuários da Internet  ?

Na verdade, reduzindo a falar sobre downloads do partido pirata significaria o o mesmo que os partidos verdes procuram apenas para proteger pandas na Ásia. Caricatura do Partido Pirata em um pequeno grupo de nerds barbudos também é falsa: Eu sei que dois que fazem a barba.

 

Deve notar-se em primeiro lugar, que todos os cidadãos é de fato um utilizador. Direta ou indiretamente, qualquer pessoa que usa a Internet, ou, pelo menos, a ser dados pessoais. Mesmo o seu tatara-tatara-avó é, provavelmente, em um álbum de fotos on-line e, como tal, relacionados com a internet. Que o Partido Pirata é um defensor dos direitos da Internet não é errado, mas seria mais correto dizer: “. Defensor dos direitos dos cidadãos”

Finalmente, ao contrário do que se poderia pensar à primeira vista, download de música não é o cerne do problema . É apenas um sintoma. E esse sintoma é indicativo de um problema muito mais profundo da sociedade moderna: a tomada do poder por entidades individuais, tais como grandes empresas privadas ou órgãos governamentais.

Que no download há controvérsia e o destaque é que os governos estavam preparados para desprezar as liberdades fundamentais e os direitos dos cidadãos para proteger apenas determinados interesses privados.Democracia desliza suavemente para a plutocracia e as recentes crises bancárias são em última análise, apenas uma outra faceta da mesma pergunta.

Pirata ScooterO problema mais profundo na nossa sociedade é ilustrado de diversas maneiras, seja através de patentes ou a propensão dos governos de dar dinheiro público a empresas privadas sob o pretexto de ”  criação de empregos “. As conseqüências da crise econômica também destacou a total desconexão entre o governo e as pessoas em cujo serviço disse que o poder deveria ser.

Na Bélgica, há ainda alguns confisco da democracia em favor de uma casta política renovada pouco opaca. Nosso eleito cultiva a tradição de sigilo, mesmo quando se trata de negociar um governo para nos representar.Paradoxalmente para uma democracia, as pessoas estão cada vez mais deixado de fora da relação de poder. Manifestações, petições, movimentos de massa ou de lobby intensivo tornar as únicas armas a serem ouvidas, dando voz àqueles que gritam mais alto ou as campanhas de lobby financeiro mais caros.

Os principais partidos belgas eram grandes artesãos da democracia e da liberdade. Sua contribuição tem sido fundamental em nossa história.Graças a eles, agora sou capaz de expressar minhas idéias livremente e sem medo. Mas o mundo está mudando mais rapidamente. A tecnologia permitiria que muitas melhorias positivas, simplificações, transparência. É claro que, até agora, nenhum partido tem demonstrado uma real compreensão da evolução e parece pegar cada oportunidade de poder ao invés de um genuíno desejo de progredir.

Em resposta, o credo do Partido Pirata é simples: o poder de retorno aos cidadãos, colocar o governo a serviço das pessoas e não o inverso. Por padrão, confiando cidadãos e, salvo prova em contrário, ser considerado de boa fé. Iniciativas como a Wikipedia ou OpenStreetMap têm demonstrado que muitas vezes é mais produtivo para corrigir erros em alguns ovelha negra que colocar barreiras a todos.

Pirates of the wheel

Este credo da energia entregue ao cidadão resultando oito princípios fundamentais, chamados coletivamente de ”  The Wheel of Pirates ” .

1. Privacidade

Todo mundo tem direito ao respeito da sua vida privada, em sua correspondência, seus dados de sua posição. Sem o direito à privacidade, o governo tem um poder desproporcional sobre os indivíduos.

2. Transparência

O setor público, políticos e do governo são pagos pelos cidadãos.Portanto, os cidadãos devem ter acesso aos transparente e compreensível para todas as decisões, a todos os detalhes, todos os documentos. O governo é responsável perante os cidadãos.

3. Compartilhamento – (Ferramentas de Idéias Cultura sensivel ao Conhecimento)

Ferramentas, idéias, cultura, conhecimento e sentimentos devem ser compartilhadas e trocadas sem restrição. Os cidadãos devem ter o poder de educar-se, de aprender.

4. Humanismo

Todos os seres humanos nascem iguais e têm direitos iguais. O governo não pode classificar ou discriminar certos grupos de seres humanos.

5. Diversidade

A empresa é, basicamente, multi-cultural em todos os seus aspectos: técnico e educacional. Nenhuma cultura é o preferido. Para reivindicar uma cultura ou de outra é a característica do indivíduo e não dá origem a qualquer dever ou obrigação adicional.

6. Resistência

A empresa deve ser projetado para suportar o abuso potencial e os problemas previsíveis. Isto implica a descentralização, tanto técnica e política, bem como o desenvolvimento de soluções sustentáveis.

7. Economia desagregada

Os indivíduos são responsáveis ​​pela produção de riqueza e não as grandes corporações. Os cidadãos devem, portanto, tem o poder de trabalhar em sua conveniência, para vê-los incentivados e valorizados trabalho, voluntário ou não.

8. Legislação relativa à qualidade

As leis devem ser necessárias, proporcionais e eficazes. Eles devem atender a uma claramente identificados, eles devem resolver o problema e não deve criar grande problema problemas. Isto implica uma análise não-ideológico e racional.

Estes princípios governam os piratas pensem em todo o mundo e tentar dar a base de um quadro conceptual que está acima de tudo bastante pragmática e eficaz do que ideológica.

Claro, isso é reflexo muito teórico e um monte de comentários gostaria de ver propostas concretas sobre o emprego, a segurança ou o ambiente.

Bandeira de PirataEm vez de prometer tudo e mais alguma coisa, o Partido Pirata está se concentrando em alguns problemas claramente identificados (a reforma do direito autoral, o sistema de patentes ) e estabelecer uma plataforma de “democracia líquida “permitir que cada cidadão de ser ouvido, propor idéias e influência em questões perto de seu coração.

Piratas do volante também pode dar origem a um monte de idéias , mas é da responsabilidade dos candidatos a expressar as suas propostas concretas e deixar os eleitores decidirem.

Populismo, clientelismo e da ação em que a dor a curto prazo das nossas democracias modernas. Estou convencido de que a visão do Partido Pirata é o primeiro passo para a democracia do terceiro milênio, a democracia ou a liberdade pessoal e da eficácia pragmática em servir o cidadão substitui a ideologia e propaganda eleitoral.

Voto pirata é dar peso a um ideal de democracia moderna. E se você lutar em outro partido, não hesite em propor essas idéias. As idéias são feitas para eles os piratas.

Imagens por PIRATEN , Piratenpartei Heilbronn , livresco no parque norteDamien Clauzel

 

link original aqui

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo