Semana Nacional de Mobilização Indígena

abr 19, 2016 | Artigos e Publicações, Notícias | 0 Comentários

20 de abril de 2016, a partir das 17 horas, na Cinelândia

Programação:
Aula Pública: Sandra Benites, José Guajajara, Jairo Munduruku e Eduardo Viveiros de Castro

Intervenções: Exibição de Filmes e Exposição de Fotografias

Ao final… Shows: Musica na Calçada, NEGRO LEO e Os Siderais DJs: Bruno Eppinghaus (Acarajazz), Eloy Vergara, Pedro Carneiro, DJ Jada (Coletivo Quermesse)


A Semana Nacional de Mobilização Indígena, que marca o mês do dia do índio com um movimento de debate e denúncia aos graves ataques empreendidos contra os direitos indígenas, acontecerá do dia 25 ao dia 29 de abril. Nesse ano, o Fórum sobre violações de Direitos dos Povos Indígenas está articulando aulas públicas em todo Brasil, com a intenção de dar visibilidade à Mobilização Indígena, ampliar e fortalecer o debate sobre os ataques aos direitos indígenas. Articulados para organizar o evento no Rio de Janeiro, o Coletivo Libertário de Apoio aos Zapatistas, o Coletivo Cauim e o Fórum de Apoiadores dos Guarani e Kaiowá, dentre outros apoiadores no Rio de Janeiro convidam todos para a Cinelândia, no dia 20 de abril, às 17 horas. Venham conhecer e apoiar a luta dos povos indígenas.

Nos últimos anos, os direitos indígenas vêm sendo alvo de ataques por parte dos distintos poderes do Estado brasileiro. Exterminar as populações indígenas fisicamente ou através da eliminação de suas formas de vida faz parte da agenda do Estado desde longa data. No Brasil, como nos diversos Estados de nosso continente, são claras as contínuas tentativas de silenciar os índios, seja roubando suas terras, seja utilizando métodos mais sutis, mas não menos brutais.

Tramitam atualmente no Congresso, mais de 29 projetos que anulam ou modificam direitos indígenas conquistados ao longo de séculos de luta e hoje garantidos pela Constituição de 1988 e pelo direito internacional. O mais recente ataque da bancada ruralista consistiu na votação do relatório da Proposta de Ementa Constitucional 215, a PEC 215, que propõe transferir para o Congresso Nacional os processos de demarcação de terras indígenas.

Em paralelo aos ataques orquestrados no Congresso, assistimos à intensificação da violência no campo e nas aldeias. Nos últimos dias, Cacique Babau e Teyti Tupinambá foram presos quando lutavam pela retomada de suas terras no Sul da Bahia. No Mato Grosso do Sul, ocorrem hoje algumas das mais graves violações de direitos indígenas: casos de tortura, estupros, espancamentos, ataques armados e assassinatos, praticados por milícias de jagunços e organizações paramilitares, contratadas por fazendeiros, ou pelas próprias forças militares estatais, além dos altos índices de desnutrição e suicídios. Está em curso um verdadeiro genocídio, especialmente do povo Guarani-Kaiowá.

Entretanto, os povos resistem.

Contra a PEC 215! Pela auto-determinação dos povos!

Links:
Mobilização Nacional Indígena: https://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/
Fórum sobre violações de Direitos dos Povos Indígenas: http://goo.gl/zNwNNE
Coletivo Libertário de Apoio aos Zapatistas: https://www.facebook.com/clazapatistas/?fref=nf
Fórum de apoiadores dos GK/RJ: https://www.facebook.com/ForumGeKRJ/?rc=p

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo