Metade dos softwares em uso no Brasil é cópia pirata

 

 

 

Embora 50% de todos os softwares instalados em computadores brasileiros ainda sejam piratas, a tendência é de queda. Em 2007, esse índice era de 59%,segundo a BSA, associação internacional de empresas do setor.

O valor ainda é bem mais alto do que o dos países desenvolvidos. Nos Estados Unidos, esse valor é de 18% e no Japão, de 19%. O Brasil vai melhor, porém, do que vizinhos como a Argentina (69%) e a Venezuela (88%).

A BSA estima que o mercado desse setor movimente, no Brasil, cerca de US$ 2,9 bilhões por ano. Isso que apenas metade dos produtos é legítima, ou seja, se todos usassem programas, ferramentas e aplicativos licenciados, a quantia anual iria para quase US$ 6 bilhões.

O diretor da organização especializada em softwares aponta como um dos principais motivos do problema a utilização de produtos ilegais por empresas que ou fazem uso de cópias piratas ou instalam as legalizadas em mais computadores do que o número de licenças compradas.

Uma das soluções para o problema da pirataria em que mais tem se depositado esperança é o mercado de softwares armazenados em nuvem. No setor de games, o Steam é um exemplo de propostas do gênero que deu muito certo. As estimativas da BSA dizem que quase 10% do mercado no planeta já utilizam o sistema de nuvem e a tendência é que o crescimento não apenas seja ascendente, mas que sua velocidade venha a se acelerar cada vez mais.

 

 

Fontes

Imagens

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information