Irlanda aprova casamento gay

maio 23, 2015 | Notícias | 0 Comentários

Em histórica participação em plebiscito, a Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay através do voto popular. A decisão permite que a Constituição do país aceite que casais de gays e lésbicas se casem. Foram 1.201.607 votos a favor e 734.300 contra.

Esta foi a primeira vez que um país realizou um referendo para decidir sobre esse tipo de união no mundo, que já é legal em 19 países. A opção pelas urnas difere da feita por outras nações, entre elas o Brasil, onde o casamento gay foi decidido por votação no Parlamento ou por decisão judicial.SIM

O plebiscito ocorreu 22 anos após atos homossexuais serem descriminalizados na Irlanda.

Em 2010, o governo aprovou uma lei de união civil que deu reconhecimento legal a casais gays. Mas há diferenças entre união civil e casamento. A principal delas é que o casamento é protegido pela Constituição, enquanto a união civil não é.

Com o resultado favorável, os casais de gays e de lésbicas passam a ter os mesmos direitos garantidos pelo texto constitucional que os casais heterossexuais têm.

Mais de 3,2 milhões de pessoas foram às urnas – muitos irlandeses que não moram no país voltaram só para participar da votação.Ativistas pró-casamento gay disseram que esse é um dia histórico para o país onde a homossexualidade era crime até 1993. Políticos gays, incluindo ministros, que lideraram campanhas pela causa disseram que o resultado marca uma mudança de geração em um país que era conservador.

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo