Informante do WikiLeaks Chelsea Manning tuíta da prisão

abr 3, 2015 | Notícias | 0 Comentários

Chelsea Manning, de 27 anos, foi condenada a 35 anos de prisão por ter vazado mais de 700.000 documentos confidenciais ao site WikiLeaks


Da AFP

O soldado Bradley Manning anunciou que se sentia mulher e queria ser reconhecida como tal - sob o nome de Chelsea Manning / Foto Tomaz Silva / Agência Brasil

O soldado Bradley Manning anunciou que se sentia mulher e queria ser reconhecida como tal – sob o nome de Chelsea Manning

Foto Tomaz Silva / Agência Brasil

Chelsea Manning, a ex-informante do WikiLeaks detida na prisão militar de Fort Leavenworth (Kansas, centro), abriu, através de sua rede de apoio, uma conta no Twitter que na tarde desta sexta-feira já somava milhares de seguidores.

 

Em seus primeiros quatro tuítes, Chelsea Manning (@xychelsea) explica que dita através de um telefone mensagens a pessoas de sua rede de apoio, que se encarregam de alimentar sua conta.

Chelsea espera que a conta seja um meio de conversar com os internautas, embora reconheça que será difícil. No passado já havia manifestado sua vontade de participar dos debates públicos publicando colunas no jornal britânico The Guardian.

Chelsea Manning, de 27 anos, foi condenada a 35 anos de prisão por ter vazado mais de 700.000 documentos confidenciais ao site WikiLeaks, quando trabalhava como analista de inteligência dos Estados Unidos no Iraque. Na época era conhecida sob o nome de Bradley Mannnig.

O soldado Bradley Manning anunciou que se sentia mulher e queria ser reconhecida como tal – sob o nome de Chelsea Manning – um dia após sua condenação, em agosto de 2013.

Em 5 de fevereiro, recebeu a aprovação de um juiz para receber um tratamento hormonal para mudar de sexo.

Seu pseudônimo no Twitter, “xychelsea”, faz referência aos cromossomos que determinam o sexo de uma pessoa, X e Y.

Luta agora para ter o direito de usar o cabelo longo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo