Governo dos EUA força suspensão do serviço de email utilizado por Snowden

ago 14, 2013 | Notícias | 0 Comentários

Por Fábio Seletti

O Lavabit, correio eletrônico utilizado para vazamento dos dados do PRISM para o mundo, foi desativado. Em nota  divulgada dia 8 no endereço do site, o proprietário, Ladar Levison, relata as motivações: “Fui forçado a tomar essa decisão difícil: virar cúmplice de crimes cometidos contra o povo americano ou abandonar 10 anos de trabalho duro e desligar o Lavabit. Depois de uma reflexão profunda, decidi suspender as operações. Eu gostaria de poder divulgar publicamente os eventos que levaram a essa decisão, mas não posso”.

Percebe-se que o serviço foi retirado do ar porque Levison recusou-se a colaborar com ações de espionagem por parte do governo norte-americano. No mesmo dia, a Silent Circule, empresa que também oferecia email criptografado, Silent Mail, anunciou a retirada desse  serviço.

Mas há esperança…

Kim Dotcom, proprietário do Mega, com as notícias do fechamento, decidiu criar um serviço encriptado para encerrar essa lacuna. No entanto, para se ausentar de perseguições por parte do governo dos EUA (é sempre bom lembrar que fim teve o Megaupload…), o empresário pretende mudar seus servidores para países pequenos, sobretudo os que não tenham inimigos políticos, nem alta tecnologia de espionagem. “Eles  não espiam o mundo e eles não se importam. Países como a Islândia vão ter um aumento na procura de seus serviços de internet. Há uma grande oportunidade para essas nações menores na medida em que as empresas vão deixar os Estados Unidos à procura de um novo lar”, relatou Dotcom ao Torrent Freak.

Fontes: Mundobit, Tecmundo, Ionline

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo