Dedurar piratas por dinheiro?

jul 12, 2017 | Artigos e Publicações, Notícias | 1 Comentário

Dedure software pirata e fique com uma parte do “saque” (talvez)

Regimes tirânicos ficaram conhecidos pela contratação de dedos-duro.

No início de 1933, Baldur von Schirach eliminou por decreto todas as organizações de jovens, dobrando-as instantaneamente sob o guarda-chuva da Juventude Hitlerista.

Ainda naquele ano, Adolph Hitler nomeou Schirach como Jugendführer des Deutschen Reiches, criando um gabinete que respondia diretamente ao fuhrer. Schirach acabou com grupos de juventude Judaicas e Socialistas, instituiu treinamento paramilitar, e em 1939 criou um exército de sombras com 7,3 milhões de jovens dentro de Grande Reich – a maior organização jovem do mundo. Os pais que negavam a participação dos filhos na Juventude Hitleristas eram condenados à prisão perpétua. E na época em que a guerra se iniciou, uma nova lei foi instituída, obrigando todos os pais que ainda não haviam inscrito seus filhos que caso não o fizessem, teriam seus filhos arrancados e enviados para orfanatos.

Na União Soviética, Pavlik Morozov era um garoto de 13 anos que delatou seu pai ao Partido e então sua própria família o matou — ou martizirou, caso você aceite a mitologia soviética criada por livros, canções, ópera e até mesmo um filme de Sergei Eisenstein sobre o assunto. Regras em outros países, como no Reino Unido que encoraja crianças a delatarem seus pais que soneguem impostos, são muito criticada pelos amantes da liberdade.

Com isso em mente, é um pouco irritante ver a tal NoPiracy.og — um grupo devotado a eliminar cópias não licenciadas de aplicativos de software — recrutando delatores com uma campanha agressiva pelo Facebook. Campanhas antigas nos anos 80 como “Home Taping Is Killing Music¹ focavam mais em envergonhar os piratas. Mas a propaganda da NoPiracy tem como alvo os cínicos — e pobres — entre nós.

“Precisa de uma grana extra? Se você conhece uma empresa utilizando software não licenciado, nos avise.”

O link da propaganda é para um site assustador que permite anexar uma delação confidencial ou chamar uma amigável atendente com headsets. Você pode denunciar “Uma organização ou empresa que está usando ou instalando mais softwares que a licença permite, um distribuidor físico que vende softwares sem licença, ou alguém que vende ou distribui cópias sem licença de software pela Internet.

O site grita em caixa alta “1 DE 5 SOFTWARES NOS EUA NÃO SÃO LICENCIADOS. SEJA PARTE DA SOLUÇÃO.” (Alguém deveria ser parte da solução desta gramática — o correto seria “é” e não “são”)

Vale mencionar que denunciar uma fraude em 200 computadores (que ilegalmente baixaram software ilegal), pode dar prêmios de até $10.000.

A conclusão aqui é que você pode realmente fazer uma boa grana… se o caso for aceito, as autoridades investigarem, eles irão realmente te enviar uma grana, e você poderá viver consigo mesmo depois de denunciar seu empregador, o qual provavelmente, neste caso, será seu “ex” empregador.

Artigo originalmente publicado no Observer

Notas:

1 – “Home Taping Is Killing Music” algo como “A gravação caseira está matando a música.” A logo da campanha hoje é um símbolo do livre compartilhamento:

 

Olha o vacilo:

1 Comentário

  1. Sandro sans

    A maior culpada é a Microsoft, é a história quem pagaria pelo chocolate da fábrica sendo que a máquina da fábrica tem um defeito que vaza chocolate por todos os lados?
    Qualquer empresa de fundo de quintal tem o poder de impedir a pirataria, através de senha, hardlocks e ativação online, se existe pirata é porque é feito vista grossa.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo