Debate sobre neutralidade não pode ser limitado ao interesse comercial, diz Partido Pirata

por Lúcia Berbert, via Portal Tele.Síntese

 

Não se pode submeter uma tecnologia como a internet, que pode ser uma ferramenta geradora de igualdade ao interesse comercial. Defendeu o representante do Partido Pirata, Paulo Rená, no seminário promovido pela ARCTEL –CPLP, realizado na Anatel e que discutiu a neutralidade da rede. Ele entende que a rede neutra promove a competição.

“A neutralidade de rede tem que ser firmada como um princípio, do contrário a web vai replicar a concentração de renda que existe em todas as áreas”, disse. Rená defende que os recursos precisam ser canalizados para onde há carência.

Para Rená, existe uma pluralidade da sociedade que não está sendo considerada pelo governo no debate sobre o Marco Civil da Internet. “Há milhares de brasileiros, que não têm acesso à internet e que estão alijados dessa discussão, mas que precisam ser considerados, porque no futuro serão usuários”, disse.

O representante do Partido Pirata disse que a questão econômica precisa ser levada em conta, mas não pode dominar. Ele entende que o debate precisa levar em conta de que o usuário não é mais passivo, mas também um pequeno produtor de conteúdo.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Kommentare

One comment for Debate sobre neutralidade não pode ser limitado ao interesse comercial, diz Partido Pirata

  1. Bucco commented at

    A internet não nivela por baixo como a midia tradicional e abre muito mais espaço pra diversificação do conteúdo. Você é quem escolhe o conteúdo. O próprio livre mercado funciona melhor na internet. Mas, se o nosso sistema depende de leis, é preciso uma que garanta essa liberdade e liberdade de expressão total.

Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Chat Internacional @GlobalPirates

Publicações