[Convocação] Grupo de Trabalho Pirata sobre Reforma Política

out 15, 2015 | Agenda e Eventos, Legislação, Notícias | 0 Comentários

Grupo de Trabalho Pirata sobre Reforma Política

Reunião inaugural: Terça, 20 de outubro de 2015, 22h.
Local: Mumble Pirata.

Atenção, Piratas! Estamos convidando pessoas interessadas a participar da primeira reunião sobre reforma política em nosso servidor do Mumble. A ideia é realizar reuniões periódicas para a elaboração de um documento oficial do Partido Pirata, com propostas de uma verdadeira reforma. Participem! Contribuam com suas críticas ao atual sistema de representação política, sugestões para melhorias ou fiquem apenas como espectadoras se assim desejarem.

A reunião da primeira terça-feira tem como objetivo apresentar a iniciativa de discussão sobre a Reforma Política Pirata. Inicialmente, discutiremos se devemos iniciar um projeto dessa envergadura do zero, criando uma proposta “essencialmente” Pirata de reforma política, ou se podemos conhecer e colaborar com as iniciativas já existentes e iniciadas por outras Instituições, Associações ou Grupos Ativistas. Se optarmos por fazer parte de uma outra iniciativa, devemos tomar algumas decisões sobre como participar e tornar as propostas em andamento defensáveis pelo Partido Pirata. Se decidirmos elaborar uma proposta “essencialmente” Pirata, a ideia é criar um cronograma de atividades com temas específicos de discussão e aprofundamento, tais como: Sistemas Eleitorais (majoritário, proporcional, misto), Financiamento Eleitoral, Fidelidade Partidária e Cláusulas de Desempenho, Candidatura Avulsa e Voto Facultativo, Ampliação da Participação Democrática (liquid feedback, consultas por plebiscito, revogação de mandatos e substituição de representantes), Candidaturas Avulsas, e outros temas.

Nesse primeiro encontro, portanto, não discutiremos os temas da reforma política em si, mas nossas alternativas e possibilidades para que essa discussão aconteça dentro de um planejamento realista e que possa ser o mais democrático e participativo possível. Contamos com seu interesse e participação.

Ahoy!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo