Céu para Snowden: Partido Pirata Islandês pede concessão da NSA para cidadania

jul 5, 2013 | Notícias | 0 Comentários

Céu para Snowden:  Partido Pirata Islandês pede concessão da NSA para cidadania

AFP Photo / Sergei Supinsky AFP Photo / Sergei Supinsky

Partido Pirata Islandês, que é representado no parlamento, propôs um projeto de lei sobre a concessão NSA leaker Edward de cidadania a Snowden da nação insular.

Partido Pirata político da Islândia conseguiu ganhar três lugares no Parlamento, o Althing, tornando-se o primeiro partido piratic no mundo a fazê-lo a um órgão legislativo nacional.

projeto de lei proposto pelo Partido Pirata sugere que deve imediatamente ser concedida a cidadania para Snowden.

A proposta recebeu o apoio limitado no Parlamento na quinta-feira, o último dia antes do recesso de verão, com apenas seis membros de partidos minoritários em favor dos 63 membros do parlamento.

É improvável que embora o projeto de lei será considerada tão cedo por causa da pausa de verão.

” Nós queríamos fazer isso antes, mas a cidadania é uma questão extremamente delicada quando é concedido pelo parlamento, em vez de conceder, através de processos legais comuns, “Helgi Hrafn Gunnarsson, do Pirate Party MP escreveu em sua página no Facebook.

No entanto, disse ele, na quarta-feira o partido recebeu a confirmação de que o ex-funcionário da CIA Snowden tinha pedido asilo na Islândia, mas ” ele seria, sem dúvida,  extraditado da Islândia, a menos que ele fosse um cidadão da Islândia . ”

O Partido Pirata “não viu outra maneira” ao invés de tentar conceder a cidadania leaker NSA mesma forma que o parlamento da Islândia concedeu a Bobby Fischer, há alguns anos, Gunnarsson explicou. O grande mestre de xadrez americano tem cidadania islandesa em 2005, depois de ter fugido dos EUA por mais de uma década por violar as sanções econômicas em uma partida que ele jogou contra Boris Spassky na antiga Iugoslávia, em 1992.

Na segunda-feira, um pedido em nome de Snowden foi enviado por fax para a Embaixada da Islândia, em Moscou, a sua localização actual, e depois foi encaminhado para o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Islândia, Islândia Review informou. Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores Hanna Birna Kristjánsdóttir do país sublinhou que a aplicação do Snowden seria processado da mesma forma que todos os outros pedidos de asilo político na Islândia.

 

Casa do Parlamento da Islândia, em Reykjavik (Reuters / Ints Kalnins) Casa do Parlamento da Islândia, em Reykjavik (Reuters / Ints Kalnins)

 

Birgitta Jonsdottir, um deputado do Partido Pirata, observou que o processo pode demorar um pouco e não há garantias de que Snowden não seriam extraditados enquanto aguarda a decisão. Em sua opinião, o caso de Snowden devem ser considerados em uma ordem especial, uma vez que ele enfrenta uma possível sentença de morte em os EUA e ” é ilegal a extraditar uma pessoa que enfrenta a pena de morte da Islândia, “ela escreveu em sua página no Twitlonger.

” É importante notar que a Islândia tem um histórico terrível quando se trata de concessão de asilo político para as pessoas que procuram abrigo, já que quase nunca é concedido e, portanto, um caminho muito perigoso a ser recomendada para Snowden , “Jonsdottir escreveu.

A ex-candidata presidencial islandês, Asthor Magnusson também entrou em cena para o denunciante americano.Magnusson, um empresário e fotógrafo, está coletando assinaturas de islandeses para ajudá-lo a receber a cidadania na república Nordica, informou o site News of Iceland na quinta-feira.

” Faço um apelo ao parlamento mais antigo do mundo, o Althing na Islândia a concessão de uma cidadania para Edward Joseph Snowden e emitir-lhe os documentos de viagem para a passagem segura de Reykjavik “, disse ele em seu recurso, que será enviado para o parlamento. ” Como as questões têm desenvolvido, penso que os islandeses devem dizer ‘Isto é o suficiente “: Apoiamos a sociedade aberta e os direitos humanos. É um direito humano básico para conceder esse homem asilo na Islândia, “diz a declaração.

Edward Snowden é procurado em os EUA sob a acusação de espionagem depois que ele vazou da NSA programas de vigilância secreta. Primeiro, ele fugiu de sua terra natal Hong Kong e desde 23 de junho, o denunciante foi preso na zona de trânsito do aeroporto de Moscovo, tentando encontrar um país a conceder-lhe asilo. Até agora, ninguém abriu suas portas para o americano, que é visto por muitos como “um verdadeiro herói.”

O que torna as coisas ainda mais complicadas, o passaporte de Snowden foi revogada por os EUA e um equatoriano de viagem foi usado e é o que ele usou pra viajar para a Rússia foi declarado inválido pelo presidente do Equador, Rafael Correa.

 

fonte aqui

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo