Celebridades mundiais exigem a liberdade de Assange, que completou 4 anos de ’prisão’ #FreeAssange

jun 22, 2016 | Notícias | 0 Comentários

Neste domingo completaram-se quatro anos do refúgio de Julian Assange na embaixada do Equador em Londres.

Desde 2010 o jornalista australiano e ativista é perseguido pela Suécia e, para evitar a extradição e desde 19 de junho de 2012 se refugiou na embaixada do país latino-americano que lhe concedeu asilo político.

 

#FreeAssange 

Domingo, em cidades de todo o mundo, foram lançados eventos em apoio a Assange que devem durar uma semana. Madri, Nova Iorque, Quito, Atenas, Buenos Aires, Belgrado, Berlim, Bruxelas, Milão, Montevidéu, Nápoles, Paris, Sarajevo, entre outras, se manifestaram a favor do australiano, anunciou o WikiLeaks. O nome da marcha será, em todos os casos, a mesma: “Primeiro eles vieram pelo Assange…” 

Também anunciaram a participação nesses eventos várias celebridades, incluindo o renomado filósofo Noam Chomsky, Slavoj Zizek, o ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis, os músicos Brian Eno, Patti Smith e PJ Harvey, o zagueiro argentino Adolfo Perez Esquivel, o artista e ativista chinês Ai Weiwei, a designer Vivienne Westwood, os diretores Michael Moore e Ken Loach, entre outros.

 

A Assange um discurso nestes eventos via link de vídeo da embaixada equatoriana. 

 

WikiLeaks vem lançando videos em sua conta oficial gravados por celebridades em apoio ao ativista.

Embora a ONU já tenha se pronunciado contra o encarceramento forçado de Assange o, Reino Unido ainda mantém a sua posição de prende-lo assim que ele sair do edifício devido à aplicação do mandado de prisão emitido pelas autoridades suecas, que voltaram a estende-lo em maio

De acordo com vários meios de comunicação, Londres gastou uma fortuna de quase US $ 18 milhões para manter vários policiais na entrada da embaixada equatoriana até outubro de 2015.

A Suécia pretende investigar Assange por alegações de abuso sexual, mas Assange teme que a verdadeira razão para sua perseguição esteja no vazamento de milhares de telegramas diplomáticos dos EUA, e que a deportação de Londres a Estocolmo levaria à sua extradição para os EUA – onde pode-se esperar até a pena de morte sob a acusação de espionagem.

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, deu um discurso da varanda da embaixada do Equador no centro de Londres, Reino Unido, em 5 de fevereiro de 2016.

Nos últimos quatro anos desde o seu asilo na embaixada, Assange tornou-se familiarizado com a sua nova casa – um pequeno apartamento convertido a partir de um escritório com uma área de cerca de 18 metros quadrados com sua própria cozinha, chuveiro, telefone, esteira, entre outras comodidades.

Isso não significa que o fundador do WikiLeaks desfruta de sua situação mas, pelo contrário, o mesmo a descreveu como se vivesse em uma “estação espacial”, de acordo com a ’ The Guardian ’.  A vida em tais condições limitadas, sem acesso ao ar e à luz solar afeta sua saúde, mas o pior é que tem acesso limitado a cuidados de saúde, algo que viola seus direitos básicos.

A denúncia foi feita depois que o Reino Unido lhe permitiu visitar um hospital para obter uma imagem de ressonância magnética, recomendado a ele para tratar uma “dor” que sofre desde o último exame em junho. O fundador do WikiLeaks anunciou que começou a ter uma doença cardíaca potencialmente perigosa para a sua saúde após apenas dois anos de permanência na embaixada.

 

 A recompensa por sua detenção arbitrária 

Em 05 de fevereiro, o Grupo de Trabalho sobre Detenção Arbitrária das Nações Unidas decidiu que Julian Assange deve ser liberado, já que desde 07 de dezembro de 2010 foi objeto de uma detenção arbitrária pelo Reino Unido e Suécia.

De acordo com a última organização do grupo Assange tem direito a um ressarcimento, mas o Reino Unido ainda se recusa a deixá-lo ir dizendo que a decisão da ONU não é juridicamente vinculativa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo