Assembleia Geral Partido Pirata Internacional – PPI 2016

jul 28, 2016 | Notícias | 0 Comentários

Nos dias 23 e 24 de julho ocorreu em Berlim, capital da Alemanha, a Assembleia Geral do Partido Pirata Internacional (PPI), culminando com a eleição da nova diretoria: o chairmanGuillaume Saouli dos Piratas da Suiça e e a vice-chairman Bailey Lamon dos Piratas do Canadá.

Criado como uma organização de caráter horizontal e contando com a participação de membros de Partidos Piratas do mundo todo, o objetivo do PPI é servir como um espaço comum para trocas de experiências entre Piratas de diversos países, além de ajudar a construir uma base comum para as ideias e atividades praticadas por Partidos Piratas.

Aliás, para aqueles que participam ativamente das atividades cotidianas do Partido Pirata é muito interessante perceber que os problemas que eles enfrentam por lá são muito parecidos com os problemas que enfrentamos por aqui – 1) Problemas com servidor e site, 2) Problemas com conta bancária, 3) proposta de acabar com a “gestão de crises” (Arbitrage Court) devido a muitos problemas de transparência, 4) altas tretas – o que ajuda a diminuir o combater o sentimento de vira-latismo que sentimos muitas vezes de pensa que “isso só acontece no Brasil”.

Segue abaixo os relatos da Diretoria anterior sobre o último mandato do PPI, juntamente com a ata e as alterações aprovadas durante a Assembleia.

28212023190_acbd2fde4f_z

Relatório do PPI Chairperson Andrew Reitemeyer

Tem sido um ano frustrante, mas rentável. Penso que tem sido difícil devido à falta de acesso a recursos, especialmente aqueles referentes às duas contas bancárias e de certos ativos em TI. No ultimo mês, fomos capazes de obter uma lista dos ativos de TI que estavam disponíveis e uma declaração de uma conta. É por isso que não fomos capazes de cobrar taxas como requisitado na última Assembleia Geral e nem o relatório em um tempo hábil.

No entanto, isso nos obrigou a agir como inovadores e, até que sejamos capazes de fazer tudo de maneira ratificada, teremos que continuar dessa maneira. Por exemplo, temos uma conta paypal para taxas de adesão individual e com a qual podemos pagar pequenas contas, mas que não são adequadas para cobrar taxas de um membro titular.

Por estas razões, grandes projetos não são possíveis e não serão por algum tempo.

Depois de um ano estamos perto de ter um novo site. O fato de nós não estarmos autorizados a utilizar um servidor era um grande obstáculo. Estes problemas são históricos e estruturais, mas devem ser fáceis de se corrigir. Nesse meio tempo, o PPI tem a oportunidade de se concentrar em ajudar os partidos membros, especialmente aqueles que se envolvem na cooperação internacional ad hoc, com os ativos que nós temos disponíveis.

Espero que a assembleia concorde em começar a funcionar como uma Assembleia Geral permanente no próximo ano, para que possamos arrumar o Estatuto de uma maneira adequada, além de encontrar servidores, etc. O que temos certeza que serão necessários.

Eu não buscarei a presidência este ano por enfrentar um ano incerto com um tratamento médico à frente que, embora não muito grave, vai me custar tempo e energia. Eu tenho plena confiança na candidata apresentada e que ela será mais do que capaz de continuar o trabalho da organização.

É com tristeza que constato os trágicos acontecimentos das últimas semanas e de ontem. Enviamos simpatia e nossos pensamentos para aqueles que foram afetados em Munique. O mundo é um lugar perigoso e precisamos de uma forma diferente de política – a política de outra maneira – Politik mal anders  como os piratas alemães dizem.

Disponivel em: http://wiki.pp-international.net/wiki/images/3/38/Chairperson_report_PPI_GA_2016.pdf

28417434231_c8ceddfd40_z

Relatório do vice-Chairman Richard Hill

Concluí o processo de solicitação do PPI de se aplicar, com status de observador, ao ECOSOC. Nós estamos agora à espera de uma decisão sobre o pedido.

Eu representei o PPI na Assembléia Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), quando o nosso pedido de status de observador foi discutido. Os EUA se opuseram a nossa aplicação apresentando como motivos o fato do PPI ser uma associação de partidos políticos e não existirem partidos políticos na OMPI.

Como solução, os Piratas sem Fronteiras (Pirates Without Borders) poderiam considerar a aplicação à OMPI com o status de observador.

Eu representei PPI na reunião da InterParliamentary Union, onde uma resolução sobre privacidade foi acordada. Posteriormente a isso, foi aplicado o status de observador na IPU. A aplicação está pendente.

Eu tentei usar as PPI mailing list para desencadear a discussão do modelo de políticas/princípios dos partidos Piratas, mas não havia um número suficiente de assinantes na lista.

Da mesma forma, não houve um número suficiente de assinantes para se envolver na discussão sobre o que o PPI deve fazer para melhor ajudar seus partidos membros.

Disponível em: http://wiki.pp-international.net/wiki/images/2/29/R_Hill_Board_Report_PPI_GA_2016.pdf

28463351906_ef4e9be3b7_z

Ata da Reunião

10:00 Credenciamento dos Delegados

Todos os delegados (ou suas proxies) precisam estar presentes às 10h00 para participar da Assembleia.

10:30 Discurso e Abertura da Assembleia Geral

Chairperson: Anton Nordefur

Vice Chairperson: Adam Wolf

Minute Keepers: Melodi Diner, Gijs Peskens

Tabulators: Mary Paniscus, Patrick McElligott

11:45 Aprovação da Agenda e das Regras de Procedimento

Agenda: https://piratenpad.de/p/ppiga16

RoP: http://wiki.pp-international.net/Rules_of_procedure

12:00 Aprovação de novos membros do PPI

Candidatos: http://wiki.pp-international.net/PPI_Conference_2016/Applications_for_membership

Moção de regras de procedimento para permitir votação utilizando o mumble para participantes remotos – aprovada

13:00 Pausa para Almoço

14:00 Christian Mihr – Reporteres sem Fronteiras

28417444061_f4f9a29e54_z

14:10 Emendas do Estatuto

6 propostas foram submetidas a tempo, com uma quantidade de 6 adicionais que não foram: http://wiki.pp-international.net/PPI_Conference_2016/Statutes_Amendments

Emenda 1 – Composição da Diretoria

Proposta: Para assegurar a diversidade e o caráter internacional da organização, apenas um membro de cada nacionalidade deverá ser eleito para a Diretoria do PPI. Se duas pessoas forem eleitas somente aquela que receber mais votos irá assumir.

Emenda 2 – Abreviação e funcionamento do PPI

Proposta: 1) O nome da associação é Partido Pirata Internacional. A abreviação oficial é PPI. 2) A associação não tem fins lucrativos. Os direitos e deveres da associação e seus membros não estão conectados.

Emenda 3 – Fim da Corte de Arbitragem

Proposta: Baseado em discussões e experiências passadas, não parece haver um consenso ou uma definição mútua sobre o papel da Corte de Arbitragem. Talvez haja alguma maneira de chegarmos em um consenso sobre isso no futuro, mas o atual conceito não funciona e deveria ser abolido.

Emenda 4 – Funções da Diretoria

Proposta: leve alteração no texto do Estatuto sobre a função da Diretoria

Emenda Aprovada

Emenda 5 – Eleição da Diretoria por sistema de rotação

Proposta: O Diretor e o vice-Diretor eleitos alternam posições no conselho. O mais votado atua no primeiro ano e o vice atua no segundo ano. Vale apenas para essa eleição

Emenda Aprovada

Emenda 6 – cargos de confiança

Proposta: os membros da Diretoria podem apontar outras pessoas para atuar em funções específicas. Essas pessoas não tem poder de voto na Diretoria.

Emenda reprovada por ausência de maioria de 2/3

16:00 Intervalo

16:15 Eleições dos Cargos (Diretoria, Corte e Auditores)

Candidaturas: http://wiki.pp-international.net/PPI_Conference_2016/Board_candidatures