Assange: “Equador deve se orgulhar por ter salvo a vida de Snowden”

“O Equador pode ficar orgulhoso de ter salvo o ex-analista de segurança norte-americana Edward Snowden”, assegurou o fundador do Wikileaks, Julian Assange, em entrevista divulgada nesta sexta-feira (20).

 

Stefan Wermuth / Reuters

Julian Assanges está há dois anos abrigado na emabaixada do Equador, em Londres. Julian Assanges está há dois anos abrigado na emabaixada do Equador, em Londres.

Ao se referir a um salvo-conduto emitido a partir da Embaixada de Quito em Londres, Assange afirmou que se não se tivesse expedido o documento, Snowden estaria morto ou em uma prisão dos Estados Unidos, e não contando ao mundo como 98% das comunicações da América Latina são interceptadas.

Em entrevista ao diário El Telégrafo, o líder do Wikileaks ressaltou o significado das informações dadas ao conhecimento do mundo pelo ex-analista da Agência de Segurança Nacional norte-americana, que encontra-se neste momento exilado na Rússia.

“As revelações são uma importante contribuição à soberania de todos os Estados latino-americanos, incluído o Equador. Estas não só mostraram que os Estados Unidos dirigia uma estação de interceptação em massa no Equador, mas que interceptava 98% das comunicações da América Latina com o mundo”, informou.

Sobre o exílio de Snowden em Moscou, que deve expirar em setembro próximo, considerou difícil adiantar se esse governo o renovará, mas informou que na semana passada criou a fundação Coragem para promover a reativação.

Assange fez estas declarações a partir da Embaixada equatoriana em Londres, onde permanece há dois anos já que o Reino Unido lhe nega um salvo-conduto para viajar a esta capital e desfrutar do exílio outorgado pelo governo de Rafael Correa.

O informático australiano é perseguido pelo governo norte-americano, pois em 2010 Wikileaks revelou centenas de milhares de correspondências diplomáticas confidenciais e documentos oficiais que põem em evidência irregularidades e violações cometidas por Washington em questões como as guerras no Iraque e Afeganistão.

Nesse momento, na Suécia, acusam-no de supostos delitos sexuais e pedem ao Reino Unido sua extradição, o que se considera uma estratégia para depois entregá-lo às autoridades estadunidenses.

Sobre sua situação, Assange manifestou que a Suécia poderia reconhecer seu exílio e se comprometer em protegê-lo das investigações norte-americanas, como também poderia aceitar o convite do Equador para interrogá-lo via telefônica, como fazem em outros casos.

No entanto, as autoridades de Estocolmo não tomam nenhuma dessas ações, deixando o caso paralisado. Também se referiu ao bloqueio bancário mantido pelos Estados Unidos contra sua pessoa e Wikileaks, que está fora de qualquer processo judicial ou administrativo.

Assange indicou que os grandes bancos e instituições financeiras, incluídos Visa, Mastercard, PayPal e Bank of America, estão sob a pressão não oficial de Washington e negam seus serviços ao Wikileaks. Como medida alternativa a entidade tem conseguido organizar formas de doar dinheiro mediante um canal alternativo denominado “via proxy”, que ainda não está fechado.

Fonte: Prensa Latina

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Chat Internacional @GlobalPirates

Publicações