App revela mapa de localização de usuários do Facebook

maio 27, 2015 | Notícias | 1 Comentário

‘Marauder’s Map’ é o nome da extensão para o navegador Chrome, uma referência ao “Mapa do Maroto” da série Harry Potter. O mapa nas histórias revela todos os passos de quem estivesse em Hogwarts; no caso dessa extensão, o que se revela são os passos de quem está no Facebook. (Veja a extensão aqui).

Todas as informações de localização utilizadas são aquelas que o próprio aplicativo fornece. “Você pode não acreditar que essas mensagens etiquetadas com a localização fornecem dados realmente invasivos sobre qualquer um, desde que ele esteja usando o app, com o GPS ligado e escolha compartilhar sua localização”, afirmou Aran Khanna, estudante da Universidade de Harvard e criador do plugin. Khanna ainda afirmou em seu site que havia sido convidado para um estágio na rede social de Zuckemberg a partir de junho deste ano.

O estudante observa que a tecnologia empregada na localização é precisa o suficiente para indicar a posição de um amigo com a margem de erro de menos de um metro. Por isso, saber se a mensagem foi enviada do banheiro ou do quarto não é problema. Depois de criar a extensão, Khanna começou a analisar o comportamento de seus colegas: em que dormitórios viviam e quais eram suas agendas de atividades, por exemplo.

Ele descobriu ainda que seu app poderia mostrar a localização de pessoas de quem não era amigo no Facebook. Isso ocorreu porque ele fazia parte de um chat em grupo que reunia também desconhecidos. As mensagens deles também exibiam informações enviadas pelo GPS.

“O principal problema é que todas as vezes que você liga seu telefone e manda uma única mensagem, é muito fácil esquecer sobre sua informação de localização sendo anexada a ela”, afirmou.

“Eu decidi escrever essa extensão porque nós estamos constantemente sendo avisados de como estamos perdendo privacidade com o aumento da digitalização de nossas vidas, ainda que as consequências nunca parecem tangíveis. Com esse código, você pode ver por você mesmo o uso potencialmente invasivo das informações que você compartilha e decidir por si só se isso é algo com que se preocupar.”

Essa permissão vem configurada como padrão no Facebook Messenger.

'Marauder's Map'

‘Marauder’s Map’, extensão para Chrome que mostra a localização de amigos no Facebook depois de conversas pelo Messenger.

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo