Apesar dos incidentes com Dilma e Merkel, NSA segue espionando chefes de Estado

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos espionou os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy, e o atual, François Hollande, denunciou o WikiLeaks em comunicado publicado nesta semana, citando importantes relatórios secretos de inteligência e documentos técnicos. Leia no site do Wikileaks aqui

A revelação do WikiLeaks vem dois anos depois do vazamento de documentos por Edward Snowden que comprovavam que a NSA também havia espionado a chanceler federal alemã, Angela Merkel, que teve o celular pessoal grampeado, bem como a presidente Dilma Rousseff. Em janeiro do ano passado, Obama declarou que não deixaria que as relações entre Alemanha e EUA fossem prejudicadas, e prometeu que, enquanto fosse presidente, o celular de Merkel não voltaria a ser grampeado.

Já em discurso na Assembleia Geral da ONU, no ano passado, Dilma condenou a espionagem americana “O que temos diante de nós é um sério caso de violação dos direitos humanos e desrespeito à soberania.”

A presidente chegou a cancelar uma visita de Estado a Washington em represália. Das denúncias de Snowden até os dias de hoje, o Congresso brasileiro aprovou o chamado Marco Civil da Internet, com claras ameaças à privacidade e à neutralidade de rede e o planalto colocou em ação a iniciativa Humaniza Redes, um monitoramento das redes sociais.

A viagem de Dilma aos EUA enfim foi remarcada para hoje (27/06).

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts