Apesar dos incidentes com Dilma e Merkel, NSA segue espionando chefes de Estado

jun 27, 2015 | Notícias | 0 Comentários

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos espionou os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy, e o atual, François Hollande, denunciou o WikiLeaks em comunicado publicado nesta semana, citando importantes relatórios secretos de inteligência e documentos técnicos. Leia no site do Wikileaks aqui

A revelação do WikiLeaks vem dois anos depois do vazamento de documentos por Edward Snowden que comprovavam que a NSA também havia espionado a chanceler federal alemã, Angela Merkel, que teve o celular pessoal grampeado, bem como a presidente Dilma Rousseff. Em janeiro do ano passado, Obama declarou que não deixaria que as relações entre Alemanha e EUA fossem prejudicadas, e prometeu que, enquanto fosse presidente, o celular de Merkel não voltaria a ser grampeado.

Já em discurso na Assembleia Geral da ONU, no ano passado, Dilma condenou a espionagem americana “O que temos diante de nós é um sério caso de violação dos direitos humanos e desrespeito à soberania.”

A presidente chegou a cancelar uma visita de Estado a Washington em represália. Das denúncias de Snowden até os dias de hoje, o Congresso brasileiro aprovou o chamado Marco Civil da Internet, com claras ameaças à privacidade e à neutralidade de rede e o planalto colocou em ação a iniciativa Humaniza Redes, um monitoramento das redes sociais.

A viagem de Dilma aos EUA enfim foi remarcada para hoje (27/06).

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo