Anonymous ataca computadores da ANATEL

No final da tarde de ontem, 01 de julho, a página Anonymous Brasil alegou ter obtido sucesso em uma operação que visava sequestrar computadores da ANATEL através de ransomwares. O ataque foi motivado pela intenção da Agência em permitir a implementação da franquia de dados na internet fixa em 2017, como divulgado em fevereiro por diversas operadoras de Banda Larga.

Várias organizações da sociedade civil, como o próprio Partido Pirata, rapidamente declaram-se contrários à franquia de dados e lançaram campanha contrária. A campanha do Partido Pirata, denominada InternetLivre, possui uma petição online que ao ser assinada envia um email para todos os deputados federais e senadores em atividade e já conta com mais de 4mil assinaturas em poucos dias.

Em linguagem mais informal, como conta o manifesto da Anonymous, o ransomware é uma espécie de “vírus” que sequestra e criptografa o computador da vítima e vem sendo bastante utilizado por crackers para solicitarem um valor para desbloquearem.
Veja na íntegra manifesto divulgado pela página:
Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil.

Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware, cujo objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa.

Para quem não sabe, Ransomware é um tipo de “vírus” que sequestra e criptografa totalmente o PC da vítima, exigindo uma senha para desbloqueá-lo. Não há nenhuma maneira conhecida, até hoje, para quebrar essa senha.

Nos últimos anos, os ataques de Ransomware foram utilizados para fins lucrativos. Crackers enviavam o vírus para empresas e grandes corporações, exigindo um valor de resgate para a senha que desbloqueia seus arquivos.

No entanto, como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras.

Nós temos a senha para a libertação dos PCs infectados da Anatel, e a tornaremos pública somente após essa questão ser devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada.

Nós somos Anonymous.

Nós não perdoamos.

Esperem por nós.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts