Acesso ao Facebook pode ficar caro

Por Henrique Ungaretti

Sem neutralidade, brasileiro vai pagar mais para ter a mesma internet.

Garantir a neutralidade da internet é importante para o consumidor brasileiro. Sem a neutralidade, a internet de hoje pode ficar mais cara do que é.

Com o caso da espionagem digital dos EUA, o governo do Brasil resolveu agilizar a votação do Marco Civil da Internet. Essa lei estabelece os princípios básicos da internet no País.

Um dos pontos mais importantes para o consumidor é manter a neutralidade atual, porque a falta dela mexe diretamente no bolso de cada um.

É bem fácil de entender.

A NEUTRALIDADE GARANTE A INTERNET COMO NÓS A CONHECEMOS HOJE: UMA SÓ PARA TODO MUNDO.

Cada vez que você acessa um site, você está fazendo o conteúdo daquele site viajar, na forma de dados digitais, pela infraestrutura das redes, até chegar ao seu computador.

As empresas que controlam essa infraestrutura por onde passam esses dados de texto, imagem, música, vídeo etc. estão fazendo uma forte pressão para mudar o texto do Marco Civil e quebrar a neutralidade de hoje.

Essas empresas são principalmente as telefônicas e as operadoras de TV a cabo.

O que elas querem?

Basicamente, cobrar preços diferentes conforme o conteúdo que você acessa. Noutras palavras, o tipo de dados que você faz trafegar.

NA PRÁTICA, ELAS QUEREM TRATAR A INTERNET COMO SE FOSSE TELEFONIA CELULAR OU PACOTE DE TV FECHADA E FATIAR O SERVIÇO EM PLANOS DE USO.

Dá para imaginar o futuro. Para ouvir música, provavelmente, vai ter o plano Internet Infinity Music. Para ver vídeos, o Internet Infinity Video.

Passar um email vai custar baratinho para o consumidor. Porém, se você quiser anexar uma imagem ou vídeo, vai ter de pagar uma taxa extra. Provavelmente, vão lançar o Infinity Email também.

Postar uma foto também conta. É capaz de surgir o Infinity Facebook. Subir um vídeo para o Youtube vai ser mais caro ainda.

Quem sabe ofertem pacotes de sites como se fossem canais de TV.

A INTERNET VAI FICAR MAIS POBRE.

As empresas de infraestrutura da internet vão ficar ainda mais gigantes e o consumidor vai gastar mais.

Eu não acredito que elas querem quebrar a neutralidade e fatiar a internet para continuar lucrando o mesmo.

Já para o governo, quanto mais arrecadação melhor.

Já que você está aqui…

… nós estamos pedindo por um pequeno favor. Diferente de outras organizações, não recebemos dinheiro de governos e nem de empresas. Também não cobramos por acessos às nossas ferramentas. O Partido Pirata é uma organização independente que luta por direitos digitais, o livre compartilhamento de informações, privacidade para as pessoas e transparência de governos e corporações. Somos pessoas voluntárias tentando construir dia após dia o partido e precisamos de dinheiro para colocar algumas ideias em prática e cobrir diversos gastos. Isso requer muito trabalho e fazemos pois acreditamos que a nossa perspectiva importa porque –  também pode ser sua perspectiva.


Deixe uma resposta

Notice: Comments reflect the opionions of those who did wrote theme. Allowing people comment here, doenst mean, that we also agree with them.

Your email address won't be displayed. Required fields are marked with this sign: *

More information

Arquivo de posts