A ascensão e queda do Partido Pirata da Alemanha

jan 6, 2017 | Notícias | 1 Comentário

A história do movimento político mais eclético da Alemanha – é sobre liberalização digital, protestos nudistas, transparência radical e assassinato

por Josephine Huetlin, 29 de setembro de 2016

 

As eleições conduzidas esta última semana em Berlim foram um marco sombrio no estável avanço da Europa rumo à direita dos últimos anos. O Partido ‘Alternativa para a Alemanha’ (Alternative for Deutschland Party – AfD) – descrito como o “fenômeno nacionalista mais bem sucedido desde a Segunda Guerra Mundial” – fez sua estreia no parlamento estadual de Berlim com uma chocante participação de 14% no total de votos. Foi a mais recente evidência de que forças etno-nacionalistas estão revirando a política tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, em meio à crescente desilusão com as instituições governamentais e partidos políticos tradicionais, que levou eleitores a redutos anteriormente inconcebíveis para terem ouvidas suas frustrações.

Mas as eleições também foram um lembrete de um tempo, há poucos anos, quando a extrema direita não era tão ameaçadoramente ascendente, e uma insatisfação incipiente com o status quo em Berlim ofereceu um respaldo surpreendente para outro grupo de iniciantes: o Partido Pirata, o qual sofreu um colapso nesta última semana em igual medida macabro e bizarro. No momento em que o partido perdeu cinco assentos no parlamento, Gerwald Claus-Brunner, um dos membros mais proeminentes do Partido Pirata, matou um colega mais jovem e transportou seu corpo pelas ruas, antes de tirar sua própria vida. A polícia descobriu os dois corpos nesta segunda-feira no apartamento de Claus-Brunner e descreveu a cena como sendo “brutal”.

O acontecimento fora sugerido: “Vocês farão um minuto de silêncio por mim na próxima reunião do plenário”, alertou Claus-Brunner aos membros do parlamento, ainda em Junho. Foi uma reviravolta sinistra para um partido que havia sido catapultado à proeminência no início de 2010, ao reivindicar uma revolução digital – e tendo sido fundado especificamente como parte de um movimento internacional anti-copyright. Mas desde quando conquistaram 9% dos votos nas eleições de Berlim, em 2011, o partido se encontra em uma trajetória de queda contínua. “Honestamente, o Partido Pirata está morto a este ponto. Já deveria ter acabado”, disse-me o sociólogo Wolfgang Gründinger.

Seus fundadores concordam. Martin Delius, que costumava liderar o Partido Pirata no parlamento, anunciou sua renúncia em dezembro ao postar uma imagem do seu cartão de membro já rasgado. “Não quero mais ter de justificar o comportamento do Partido Pirata”, escreveu, “não é mais tolerável”. Diversos membros do parlamento de Berlim já haviam abandonado o barco antes dele. Falando em uma entrevista em Julho de 2015, Christopher Lauer, que deixou seu posto como líder do Partido Pirata de Berlim em 2014, disse que “preferiria que os Piratas não conseguissem mais voltar ao Parlamento”.

Os piratas remanescentes parecem estar a ponto de desistir também. Na véspera das eleições mais recentes, uma das jogadas publicitárias do partido foi realizar uma vigília para uma raposa ferida a tiros em Prinzenbad, uma piscina de acesso público na região de Kreuzberg em Berlim. Eles tuitaram ‘Proteção e não execução, animal #piratas’ (Animal protection not execution #pirates). Apenas oito pessoas compareceram.

O Partido Pirata nem sempre foi uma piada. Após sua forte participação nas eleições estaduais de 2011, cuja reivindicação foi por maior transparência no governo e maior privacidade na internet, seus membros marcharam parlamento adentro vestidos com casacos esportivos, shorts e macacões, consolidando a reputação do partido como a mais instigante força política de renegados traçando o seu caminho rumo ao centro das discussões políticas na Alemanha. Este era o ‘Levante dos Nerds’, como fora antecipado pela publicação Frankfurter Allgemeine Zeitung em 2009. Enquanto suas campanhas eleitorais pela proteção de dados fizeram os políticos alemães tradicionais parecerem ainda mais velhos, os Piratas fizeram o upload de um graffiti virtual no jogo Counter Strike para realizar uma petição contra a proibição dos chamados ‘jogos violentos’.

Mas nem todos ficaram impressionados com os Piratas. Quando Lauer tentou promover os benefícios do compartilhamento de arquivos online ao artista alemäo de hip-hop Jan Delay, este respondeu com ceticismo: “Todo o Partido Pirata parece para mim como alguém que acaba de chegar dizendo, ‘Ei, nós somos um partido e agora vai ter chocolate de graça para todo mundo.’ Aí alguns não-votantes respondem ‘Legal, chocolate gratuito, isso sim é política.’ Mas vocês têm alguma solução? Vocês ao menos sabem sobre o que estão falando?”.

Laier costumava se orgulhar da falta de experiência prática do partido, tirando sarro de seus colegas deputados em 2011: “Nós chegamos a ser ofensivos, pela nossa falta de preparo”. O líder do Partido Andreas Baum não conseguia lembrar-se do total da dívida pública de Berlim em sua aparição em rede pública de televisão – ele julgou serem “muitos milhões” quando na verdade esta era 63 bilhões de euros. E algumas vezes eles estão do lado errado da lei: um dos primeiros membros do partido*, Jörg Tass, foi preso em 2010 pela sua casual pesquisa sobre pornografia infantil.

Comentaristas mais generosos apontam que a ignorância, o amadorismo e a recusa em conformar-se estavam entre as principais virtudes do partido. “É possível ver suas falhas e erros; logo, tudo aquilo que é tido como melhor em outros partidos é dado como certo e até repudiado pelos eleitores”, escreveu um jornalista ainda em 2014. Em um ano repleto de candidatos iconoclastas conhecidos por repudiar seus semelhantes mais vigaristas, e uma atmosfera política na qual uma autenticidade ríspida é recompensada, não é difícil enxergar o precedente que o Partido Pirata ajudou a criar.

 

Onde foi que tudo deu errado?

Uma das principais características do Partido Pirata foi o desprezo pelo conceito de orientação política como um ‘jogo de poder’. Este foi, de acordo com o ativista Stephan Urbach, um erro fatal. “Nosso principal problema foi que deixamos entrar no partido todos aqueles que queriam participar,” ele me contou. “Muitos deles eram apolíticos. Não tinham interesse por fazer política.” Urbach deixou o partido em 2013. “Eu não aguentava mais. Toda opinião política era tolerada. Eu ia para uma convenção do partido e me deparava com gente que negava a ocorrência do Holocausto”.

A variedade de posições políticas e falta de uma estrutura hierárquica forte significava que o partido não tinha uma identidade consolidada. Isso deu espaço para incidentes como o Bomber-gate, a partir do qual membros do partido ficaram divididos e pararam de falar uns com os outros porque uma representante do partido participou em um protesto de extrema-esquerda que envolvia ficar com o busto nu em frente à Casa de Ópera em Dresden com as palavras “Obrigado Bombardeiro Harris” escrito sobre o seu torso. Sir Arthur Travers ‘Bombardeiro’ Harris foi um membro da Força Aérea Real que conduziu as campanhas britânicas contra cidades alemãs na Segunda Guerra Mundial.

“Eles eram obcecados com eles mesmos, e não percebiam como isso era percebido por quem via de fora”, recorda o sociólogo Stephan Klecha. O clima geral de anarquia era exacerbado pelo fato de que, em nome de se promover transparência, os membros do partido filmavam e publicaram cada discordância e acesso de egoísmo. “Ninguém assistia aqueles videos senão um punhado de jornalistas que os achavam hilários e então escreviam sobre eles”, disse Klecha.

Os Piratas buscavam ser radicalmente diferentes dos demais partidos. Eles tinham uma variedade de ideias, muitas das quais jamais saíram do papel. Um destes projetos chamava-se LiquidFeedback (Resposta Líquida), um pacote de software dedicado a dar aos constituintes uma participação igualitária em todas as decisões do partido. Ainda em 2011, um artigo do The New York Times referiu-se à iniciativa como algo que “muda completamente a política alemã”, e sugeriu que um programa semelhante poderia ser utilizado para engajar eleitores descontentes nos EUA. Isso, claro, não aconteceu.

Mesmo assim, a inabilidade do Partido Pirata em tomar ações concisas era, em parte, inseparável do seu esplendor criativo. Havia uma razão pela qual eleitores de Berlim estavam dispostos a dar uma chance a um partido composto por criminosos e estudantes universitários. E se a versão alemã do Partido está prestes a acabar, seu legado já pode ser encontrado em outro lugar. O Partido Pirata Islandês parece estar a postos para assumir o próximo governo, seguido das revelações dos Panama Papers no começo deste ano, que revelam que o então Primeiro Ministro Sigmundur David Gunnlaugsson havia investido milhões de dólares em contas no exterior.

A popularidade do Partido Pirata persiste muito em razão da promessa tentadora de downloads gratuitos (e drogas). Numa sociedade digital e liberal, existe uma demanda por políticos que compreendem como a intervenção estatal tem afetado liberdades cívicas. “Aqueles que conhecem o sistema precisam traduzir para o jargão político o que é tecnologicamente possível, como isso nos afeta e como podemos resistir” escreveu Frank Schirrmacher em Frankfurter Allgemeine Zeitung, em 2009.

Entretanto, ao se referir à popularidade do partido de extrema-direita Alternativa para Alemanha (AfD), o prefeito de Berlim, Michael Muller, comenta que “preferiria um bocado de piratas no parlamento a um partido de populistas de direita, que pretende colocar pessoas contra pessoas”. Este é um eco daquilo que Claus-Burnner, em um estado bastante desequilibrado, referiu-se por “momento de silêncio”, em seu comentário em Junho: “Quando tiverem de lidar com o AfD pela primeira vez, vocês acenderão uma vela para mim”.

Apesar de seu bom desempenho nas pesquisas, em seu auge, o Partido Pirata jamais foi um partido no sentido literal da palavra. Era em parte uma arte performática, em parte um culto, em parte uma brincadeira. O AfD, por outro lado, é estritamente um partido, com convicções ideológicas e sede por poder. Se o AfD é um lembrete da forma que movimentos populares podem assumir quando a democracia é tida como corrupta e ineficiente, o Partido Pirata foi um experimento descontrolado e iterativo baseado na premissa de que a democracia poderia ser algo diferente, que ela pode ser algo melhor.

artigo original aqui.

 

* NOTA do REVISOR: Tass não foi “um dos primeiros membros do partido”. Em comentário em nosso site, a situação é descrita assim: “O Jörg Tass era um político tradicional do SPD (sociais-democratas) e participava de uma comissão do parlamento alemão que investigava crimes digitais. Descobriu-se que ele era um consumidor de vídeos de pedofolia e homossexuais. Ele disse que a acusação era falsa e que o acesso era feito devido ao trabalho na Comissão. A situação dele no SPD ficou insustentável e então ele se filiou ao Piraten Partei, que o aceitou por ele ser um defensor dos direitos digitais. Foi um erro do Partido, que em 2010 era novo e inexperiente. Ele ficou apenas alguns – pois as investigações comprovaram delitos dele – e deixou o partido”.

1 Comentário

  1. Jorge

    Essa análise me parece bastante parcial e equivocada, para não dizer que em parte mentirosa. Como um dos fundadores do Partido Pirata do Brasil e também como alguém que acompanha o Partido Pirata desde o início – além de ter morado na Alemanha – afirmo que a história é bem diferente.

    – O Jörg Tass era um político tradicional do SPD (sociais-democratas) e participava de uma comissão do parlamento alemão que investigava crimes digitais. Descobriu-se que ele era um consumidor de vídeos de pedofolia e homossexuais. Ele disse que a acusação era falsa e que o acesso era feito devido ao trabalho na Comissão. A situação dele no SPD ficou insustentável e então ele se filiou ao Piraten Partei, que o aceitou por ele ser um defensor dos direitos digitais. Foi um erro do Partido, que em 2010 era novo e inexperiente. Ele ficou apenas alguns – pois as investigações comprovaram delitos dele – e deixou o partido.

    – Associar um crime passional de Gerwald Claus-Brunner à trajetória política do partido é um ato indigno e mesquinho que sequer merece algum comentário.

    – A autoridade intelectual que diz que o Partido Pirata está morto, o sociólogo Wolfgang Gründinger, é alguém que eu honestamente nunca ouvi falar (também sou sociólogoa, acadêmico e escrevo de Kassel, Alemanha). Não passa de uma simples opinião.

    – É certo que os piratas receberam militantes neo-nazistas nas suas fileiras e isso saiu na imprensa. Mas o partido expulsou todos, exceto aqueles que assumiram o compromisso explícito com os princípios do partido. Os piratas se posicionaram firmemente contra a direita neonazistas, por isso foram agredidos e tiverem um de seus escritórios (em Aachen) destruído pelos nazis. Ao longo dos anos, os piratas foram construindo um perfil ideológico mais claro e isso lhe custou perder os “votos de protestos” que agora vão para a direita populista AfP.

    – Atribuir o crescimento da AfP como um legado dos Piratas é algo tão rídiculo que só pode ser escrito por uma pessoa mal-intencionada. O Partido Pirata tem ideias totalmente opostas ao AfP, que um partido conservador com relação aos costumes, à moral, à questão dos imigrantes, tem um forte viés nacionalista e que se alimenta da xenofobia crescente.

    – A ascenção conservadora é global e pode ser observada nas últimas eleições no Reino Unido, Estados Unidos, na América do Sul, na Europa central e do norte de modo geral. Os partidos piratas tem pouco ou nada a ver com isso, que se deve muito mais ao medo da imigração, do desemprego, de crises econômicas, etc. Quem dera o Partido Pirata tivesse algum importância com relação a isso…

    – O Partido Pirata não acabou, mas ele está se transformando, se descobrindo. A prova disso é o crescimento do partido na Islândia. A forma “movimento-partido” não é apenas do Partido Pirata, mas de muitos movimentos que surgiram como (Podemos, na ESpanha e 5 Estrelas, na Itália) que estão tentando criar algo novo na política. O problema é que não se achou ainda a fórmula certa, que também depende do sistema político e do contexto de cada sociedade.

    – Creio as principais falhas do movimento piratas são a de fechar em cima de si mesmo, a dificuldade de criar lideranças mais profissionais, de dialogar com os partidos tradicionais sem preconceitos (tentando fazer pontes, como na Islândia agora se faz), de haver se concentrado demais na pauta digital deixando os grandes temas de fora.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo